A Dra. Ana Paula Santos explica-lhe:
A Medicina do sono é uma área da medicina fundamental para o correto diagnóstico das doenças do sono.
Sendo uma área com especificidades próprias, foi criada na Ordem dos Médicos a competência médica, com critérios curriculares bem definidos para o exercício de Medicina do Sono.
As perturbações do sono afetam milhares de portugueses de todas as idades.
Há mais de 100 doenças relacionadas com o sono, sendo a maioria delas reversível.
Após o diagnóstico da doença, o objetivo é tratar a causa.
Perturbações do Sono frequentes:
Insónia;
Roncopatia;
Síndrome Apneia do Sono;
Síndrome Pernas Inquietas;
Movimentos Periódicos do Sono (movimentos anormais durante o sono);
Perturbações Comportamento durante o sono (REM Behaviour;
Sonambulismo;
Jet-lag;
Alterações do Ritmo Circadiano: Atraso de fase; Avanço de fase; Trabalhadores por Turnos.
A qualidade e quantidade de sono afeta o nosso dia-a-dia.
O sono possui uma função biológica crucial, ao ser responsável pela recuperação das funções mentais e orgânicas. O sono influencia a condição física, mental, familiar e social do indivíduo.
Qualquer interferência na qualidade ou quantidade de sono representa uma alteração importante na atividade do dia-a-dia.
A privação do sono é uma condição com repercussões, na saúde do indivíduo a vários níveis: Assim, a nível imediato, resulta em cansaço; sonolência diurna, dificuldade de raciocínio, diminuição da atenção e do desempenho laboral (aumento do risco de acidentes de trabalho e viação), perturbações do humor, cansaço e irritabilidade.
A insuficiência do sono prolongada, resulta em alterações do sistema nervoso (aumenta o risco de depressão e demência), do sistema cardiovascular (aumenta o risco de Hipertensão Arterial, Enfarte do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral – AVC), do sistema metabólico (doentes diabéticos desenvolvem uma maior resistência à insulina, com dificuldade no controlo da doença) do sistema imunológico (diminui a produção de anticorpos e consequentemente as defesas do organismo) e condiciona o envelhecimento precoce da pele, entre outras.