Os nossos destaques

Novidade - Consulta de Neuropsicologia

Começa a sentir que se esquece de objetos ou acontecimentos que anteriormente conseguia facilmente recordar? Tem dificuldade em permanecer concentrado nas tarefas? O seu raciocínio parece-lhe mais lento do que habitualmente?


Mais de um quinto da população portuguesa adulta sofre de uma perturbação mental e do comportamento e a incidência casos de demência é crescente. Na Cruz Verde dispomos da Consulta de Neuropsicologia, com profissionais competentes e especializados, para avaliar e tratar a saúde mental/neurológica com segurança e eficácia.


O nosso método de atuação inclui a avaliação de diferentes funções cognitivas, comportamentais e emocionais assim como o estabelecimento de um plano de tratamento e respetivo acompanhamento. 


A consulta é da responsabilidade da Professora Doutora Patrícia de Matos, especializada em Neurociências Cognitivas e detentora de várias formações avançadas nas áreas da Neuropsicologia Clínica, Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Envelhecimento, Demências, Perturbação Cognitiva Ligeira, Doenças Neurológicas, Neurodesenvolvimento, Psicofarmacologia, Terapia Cognitivo-Comportamental e Avaliação Psicológica Forense. 

 

Como Trabalhamos?

Com ênfase na evidência científica e em objetivos
1. Profissionais experientes: A avaliação neuropsicológica permite uma avaliação completa do paciente através de testes com validação científica nacional e/ou internacional, de forma a caracterizar o perfil cognitivo, comportamental e estado emocional (e, se necessário, com relatório discriminado);

2. Plano de intervenção personalizado: Após a consulta de avaliação inicial, apresentamos um plano de tratamento detalhado e à medida das necessidades de cada paciente; 

3. Terapias com base científica: O nosso método de trabalho combina a terapia cognitivo-comportamental com técnicas de estimulação cognitiva com evidência e baseadas nas melhores práticas, no âmbito de perturbações desenvolvimentais, psicológicas e neurológicas. 


Para que serve o relatório de avaliação neuropsicológica?
- Diagnóstico diferencial: envelhecimento normal ou demência;
- Diagnóstico de doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade, obsessão-compulsão);
- Diagnóstico de défice atencional em crianças, adolescentes e adultos;
- Relatório no âmbito do regime jurídico de maior acompanhado;
- Pedido do complemento por dependência ou subsídio por assistência de 3ª pessoa;
- Avaliação do dano psíquico por acidente de trabalho ou lesão cerebral;
- Medidas de suporte à aprendizagem em contexto escolar.
 

 

Marcação de consultas online

Marque a sua consulta online de forma cómoda e segura.
Após preencher todos os dados e submeter a marcação, entraremos em contacto consigo para confirmar o agendamento.

Pedido de marcação