A Dra Maria João Dias de Castro sugere:
Janeiro é o mês onde a ideia de atingir objetivos, sobre os mais variados temas, está muito presente. Habitualmente, alguns desses objetivos passam pela melhoria dos hábitos alimentares, pelo aumento do exercício físico e/ou pela diminuição de peso. Todos eles são objetivos tangíveis, se os tentarmos concretizar de forma realista e nunca de forma radical.
Relativamente à diminuição de peso, sabendo que vimos de uma época de muitos excessos alimentares e de baixa atividade física, é provável que se tenha verificado um aumento da massa gorda corporal, assim como, uma diminuição da massa muscular. Tendo este ponto em consideração, em Janeiro é importante ter uma alimentação que promova o contrário: diminuição da massa gorda, tentando preservar a massa muscular. Assim, não deve ser realizada uma dieta extremamente restritiva, com exclusão de alguns macronutrientes, como os hidratos de carbono. O ideal passa por uma alimentação rica em hortofrutícolas, de forma a aproveitar o seu poder nutritivo e antioxidante, adicionar também arroz, massa e/ou batatas (os ditos hidratos de carbono), assim como, ingerir fontes proteicas de alto valor biológico e gorduras insaturadas (manter a ingestão de frutos oleaginosos, de forma moderada, é uma excelente opção).
O mais importante é ter uma dieta alimentar completa e adaptá-la à nossa realidade familiar, profissional e social, de forma a ser possível privilegiar a criação de hábitos alimentares saudáveis e mantê-los a longo prazo, com otimização da saúde.