Alteração na estrutura ou na composição química de um tecido ou órgão, resultando na perda das suas características genéricas e na aquisição de formas e propriedades novas.
Passagem dos alimentos desde a boca até ao esófago. É um mecanismo em parte voluntário e em parte automático (reflexo), que envolve a musculatura faríngea e o esfíncter esofágico superior.
Alteração aguda da consciência ou da lucidez mental, provocado por uma causa orgânica (por exemplo, febre).
Deterioração irreversível e crónica das faculdades intelectuais de uma pessoa.
Doença infeciosa febril, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, por vezes com erupções cutâneas, causada por um vírus e transmitida ao homem pelo mosquito do género Aedes. Tem um período de incubação de três a seis dias. A doença evolui por um período de três a cinco dias, seguindo-se depois grande astenia. Após alguns dias pode seguir-se uma recaída com sintomas semelhantes.
Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas e é produzida pela agressão direta de microrganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças autoimunes).
Doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes Mellitus ainda que existam outras variantes (ex.: Diabetes Insipidus), nas quais o transtorno principal é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
Determinação de uma doença pelos sintomas e/ou mediante exames diversos.
Método que imita a função normal dos rins, eliminando do sangue os compostos tóxicos produzidos pelo metabolismo, assim como também diferentes fármacos e drogas. Utiliza uma membrana através da qual estes compostos se difundem para um líquido (líquido de diálise), a partir do qual são eliminados.
Nome genérico aplicado a diferentes sintomas do aparelho digestivo, como acidez, ardor, dor, etc. Podem traduzir um distúrbio funcional, gastrite, úlcera péptica, etc.
Deslocamento, torção ou tensão exercida num tecido ou num órgão, que provoca geralmente o aumento do seu volume ou da sua superfície (ex.: distensão muscular).
Dispositivo intrauterino; método contracetivo.
Excreção abundante de urina
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017