Estimulador cardíaco.
Que suprime ou atenua os sintomas sem atuar diretamente na doença que os provoca. Ex.: cuidados paliativos.
Sensação mais ou menos desagradável devidas à perceção não habitual dos batimentos cardíacos.
Nome dado antigamente a certos remédios que passavam por ser eficazes em qualquer doença.
Inflamação global do coração que afeta o pericárdio, o miocárdio e o endocárdio.
Inflamação do pâncreas.
Epidemia que se estende a quase todos os habitantes de uma região e que pode afetar uma zona geográfica muito extensa. Trata-se geralmente de uma doença grave, como a cólera, a peste ou a SIDA.
Doença infeciosa, contagiosa e epidémica, causada por um mixovírus da família dos Paramyxovirideae que tem uma afinidade especial para as glândulas salivares, testículos e sistema nervoso. Manifesta-se por tumefação dolorosa, em geral das duas glândulas parótidas, por vezes de outras glândulas salivares, e por febre habitualmente pouco elevada. O período de incubação é de 12 a 26 dias. A transmissão faz-se por contacto direto com um doente ou com objetos recentemente contaminados pelas secreções nasofaríngeas.
Tumor benigno, habitualmente de tamanho reduzido, desenvolvido na pele ou numa mucosa, e caracterizado pela hipertrofia das papilas da derme.
Pequena lesão cutânea, bem circunscrita e firme, que não deixa cicatriz. As pápulas são as lesões elementares de numerosas afeções cutâneas: urticária, febres eruptivas, líquen, etc.
Perda passageira ou definitiva da função motora de um músculo, de um grupo muscular ou de uma parte do corpo, devida geralmente a uma lesão nervosa central ou periférica.
Conjunto das manifestações neurológicas devidas a lesões cerebrais congénitas (anomalia do desenvolvimento durante o primeiro trimestre da gravidez) ou adquiridas (ocasionadas por um parto difícil ou por traumatismos acidentais durante os primeiros meses de vida).
Paralisia dos dois membros inferiores, muitas vezes associada à dos esfíncteres; é em geral devida a lesão da medula espinal.
Organismo animal ou vegetal que, durante uma parte ou a totalidade da sua existência, se nutre permanente ou temporariamente com substâncias produzidas por outro ser vivo, sem destruir este último, exceto nos casos relativamente raros em que os parasitas são excessivamente numerosos.
Paralisia ligeira ou incompleta, que se traduz por diminuição da força muscular.
Qualquer sensação anormal de picadas, formigueiro, impressão na pele, etc. Em geral associada a lesões dos nervos periféricos ou da medula espinal.
Afeção neurológica devida a lesões degenerativas do corpo estriado e do locus niger, caracterizada clinicamente por tremor lento, que persiste em repouso.
Processo para a conservação temporária de certos produtos alimentares (leite, cerveja, vinho, etc.) pela eliminação relativa de germes só por meio de aquecimento a uma temperatura sempre inferior a 100°C. A pasteurização do leite faz-se atualmente a 90°C durante 30 segundos, seguida por arrefecimento brusco a 10°C. A pasteurização não assegura uma esterilização eficaz porque não destrói os esporos e não mata todos os micróbios.
Parte da medicina que estuda as doenças do ponto de vista clínico e anatómico. O especialista chama-se patologista.
Relativo à patologia ou a um estado mórbido (a uma doença).
Ramo da medicina que trata das doenças da infância. O especialista chama-se pediatra.
Qualquer antibiótico proveniente originalmente de fungos Penicillium notatum e Penicillium chrysogenum, ativo contra grande número de bactérias Gram-positivas (estafilococo, pneumococo, estreptococo) ou Gram-negativas (gonococo, meningococo), os treponemas e certas leptospiras. Descoberta por Sir Alexander Fleming em 1929. Geralmente bem tolerada, pode, não obstante, provocar sensibilizações, por vezes muito graves. Um certo número de microrganismos, primitivamente sensíveis à penicilina, podem desenvolver resistência contra ela e tornarem-se penicilinorresistentes.
Relativo ou que é devido à digestão. Ex.: úlcera péptica.
Que se faz através da pele (falando da absorção de uma substância através da pele intacta).
Saco que envolve o coração.
Eliminação da água por evaporação contínua, impercetível, à superfície da pele (perspiração insensível) ou pela evaporação do suor acumulado.
Pequena mancha hemorrágica cutânea, punctiforme ou lenticular, devida à rutura dos capilares. É o elemento eruptivo característico da púrpura.
Fina lâmina de tecido conjuntivo laxo e transparente que cobre toda a superfície externa do eixo nervoso cerebrospinal.
Substância desprovida de eficácia terapêutica, mas que pode atuar através de um mecanismo psicológico (efeito placebo) se o indivíduo julga estar a receber uma substância ativa (efeito placebo).
Anexo do feto que assegura as trocas nutritivas entre este e o organismo materno. Desenvolve-se durante a gravidez a partir da membrana externa do ovo. A placenta tem igualmente a função de glândula endócrina, segregando as hormonas esteroides (estrona, progesterona), que mantêm a mucosa uterina no seu estado gestativo e cuja abundância na urina permite fazer o diagnóstico biológico da gravidez.
Elemento, sem núcleo, constituinte do sangue, em forma de disco bicôncavo oval ou redondo de cerca de 3 micras de diâmetro e em número de 200.000 a 300.000 por mm3. As plaquetas desempenham um papel importante na coagulação do sangue. Sinónimo de trombócito.
Parte líquida do sangue na qual se encontram em suspensão diversos elementos (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e o fibrinogénio. O plasma pode ser utilizado com fins terapêuticos para substituir perdas sanguíneas ou líquidas.
Inflamação do pulmão devida a germes infeciosos, que se manifesta através de um foco único ou de focos múltiplos, e mais especialmente a pneumonia lobar, provocada pelo pneumococo (Streptococcus pneumoniae).
Tumor que se forma nas cavidades que constituem as mucosas (ex.: pólipo hiperplásico; pólipos uterinos).
Posologia: Quantidade (dose) total de um medicamento, estimada de acordo com a idade e o peso do doente, que deve administrar-se de uma vez em doses parciais, para tratamento de uma doença.
Método de proteção ou de prevenção dirigido contra uma doença.
Inflamação da próstata.
Sensação de comichão cutânea, que pode ser devida a doença da pele ou afeção geral, ou não ter causa aparente.
Relativo às funções motoras integradas e coordenadas pelas funções psíquicas. Ex.: desenvolvimento psicomotor, atraso psicomotor.
Afeção mental caracterizada por desintegração geralmente profunda da personalidade, com perturbações da perceção, do julgamento, do raciocínio e do comportamento, das quais o doente não tem consciência.
Que é relativo às influências do psiquismo nas funções do organismo, em especial perturbações ou doenças corporais.
Relativo à psicose ou que sofre de psicose.
A mente considerada enquanto órgão, de mesma forma que qualquer outro órgão.
Conjunto dos meios e métodos suscetíveis de assegurarem um desenvolvimento físico e psíquico normal da criança pequena, do nascimento até aos 4 ou 5 anos de idade.
Que é próprio da infância. Por extensão, diz-se de certos caracteres de um adulto que se assemelham aos de uma criança. Ex.: comportamento pueril. V. infantil.
Intervenção que consiste em introduzir uma agulha, um trocarte, a ponta de um bisturi ou qualquer outro instrumento pontiagudo numa cavidade natural ou patológica, para recolher uma parte do seu conteúdo com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Ex:. Punção lombar.
Manchas cutâneas com forma e extensão variáveis, devidas à passagem do sangue para fora dos capilares da pele. Vermelho-vivas ou violáceas, estas manchas não desaparecem à pressão.
Que contém pus.
Líquido amarelado que se forma nos pontos de infeção e que é constituído por resíduos de leucócitos e de micróbios.
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017