Cada uma das duas células que se unem durante a fecundação para formar o ovo (ou zigoto).
Pequena estrutura ou corpo arredondado existente no trajeto de um nervo ou de um vaso linfático.
Necrose dos tecidos, em consequência da interrupção local da circulação sanguínea, de origem diversa: embolia, aterosclerose, etc.; por vezes, complica-se de uma superinfecção por germes anaeróbios (gangrena gasosa).
Dor no estomago.
Inflamação aguda da mucosa do estômago e do intestino (geralmente de causa infeciosa), caracterizada por febre, vómitos, diarreia (mais ou menos profusa) e mal-estar geral.
Relativo ao estômago.
Referente ao estômago e ao intestino.
Inflamação aguda ou crónica da mucosa do estômago.
Partícula elementar de um cromossoma, constituída essencialmente por ácido desoxirribonucleico (ADN) e que é responsável pela transmissão hereditária de um carácter. O gene está localizado num ponto definido (locus) de um cromossoma. Os genes são suscetíveis de sofrer mutações.
Medicamento cuja fórmula caiu no domínio público e que é vendido sob a denominação comum a um preço inferior ao da especialidade correspondente.
Ciência da hereditariedade cujas primeiras leis foram descritas por Mendel em 1865, e que estuda a transformação dos caracteres anatómicos, citológicos e funcionais dos pais para os filhos.
Relativo às gengivas.
Inflamação das gengivas.
Relativo à reprodução sexuada ou aos órgãos sexuais.
Conjunto dos cromossomas de um gâmeta (célula sexual), cujo número é característico de cada espécie. Nos humanos, o genoma é formado por 23 cromossomas.
Parte da Medicina que se ocupa das doenças dos idosos.
Microrganismo, sobretudo os que são suscetíveis de causar uma doença.
Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sanguínea (glândulas endócrinas) ou superfícies mucosas ou cutâneas (glândulas exócrinas). A saliva, o suor e o muco são exemplos de produtos de glândulas.
Aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olhos vermelhos e, quando não tratado, pode levar à perda de visão a longo prazo.
Presença de glicose no sangue.
Açúcar simples abundante na natureza (sob a forma de dextrose), que serve de referência à classe dos glícidos. Alimento energético essencial, constitui a forma principal sob a qual os açúcares podem ser utilizados pelo organismo.
Partícula ou célula livre com forma mais ou menos esférica. Ex.: glóbulo branco (leucócito); glóbulo vermelho (eritrócito).
Mistura de proteínas presente nas farinhas de cereais (sobretudo na farinha de trigo). A intolerância ao glúten é a causa da doença celíaca.
Glândula genital que produz os gâmetas; nos animais superiores e no ser humano, o testículo e o ovário.
Afeção devida a perturbação do metabolismo do ácido úrico, que ocorre quase exclusivamente no homem. Manifesta- se por crises de artrite aguda localizada especialmente na articulação do dedo grande do pé e por depósitos de uratos (tofos) subcutâneos. A concentração de ácido úrico do sangue encontra-se aumentada (hiperuricemia).
Método de coloração para distinguir as bactérias e em que se faz uma primeira coloração com violeta de genciana. Depois faz-se a descoloração pelo álcool e, em seguida, nova coloração com fucsina. Com este método classificam-se as bactérias em gram-positivas (que mantêm a coloração violeta) e gram-negativas (depois de descoradas ficam coradas de rosa pela fucsina).
Diz-se de um microrganismo que fica corado de rosa pelo método de coloração de Gram.
Diz-se de um microrganismo que fica corado de violeta pelo método de coloração de Gram.
Tumor ou nódulo que se encontra em processos infeciosos e outras doenças. É, na maioria das vezes, uma reação a algum tipo de agressão (corpo estranho, ferimentos, parasitas, etc.).
Implantação do produto da fecundação fora da cavidade uterina.
Fenda na pele.
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017