Glossário de Saúde

Icterícia

Coloração amarela mais ou menos intensa da pele e das mucosas, devida à impregnação dos tecidos por pigmentos biliares. As suas causas principais são: afeção das células hepáticas (icterícia das hepatites, das cirroses, de certas intoxicações), a obstrução das vias biliares extra-hepáticas e a destruição maciça dos glóbulos vermelhos (hemólise).


Idiopático

Que existe por si mesmo; de origem desconhecida. Ex.: nevralgia idiopática.


Impetigo

Infeção cutânea superficial, contagiosa, devida a germes piogénicos (estafilococos ou estreptococos), caracterizada por pústulas de tendência extensiva que se cobrem de crostas amareladas e espessas.


Imunidade

Estado de resistência de um organismo relativamente a um fator patogénico (geralmente um germe infecioso), com o qual já esteve em contacto. Este estado de resistência é então, na maioria dos casos, devido à presença de anticorpos circulantes no organismo imunizado.


Imunitário

1) Relativo à imunidade. 2) Que se caracteriza pela imunidade.


Imunizante

Que proporciona ou confere imunidade.


Imunodeficiência

Ausência ou diminuição das reações imunitárias.


Imunodepressão

Diminuição ou supressão das reações imunitárias do organismo que pode ter origem infeciosa ou ser obtida por meios terapêuticos (nomeadamente pelos medicamentos imunossupressores).


Imunoglobulina

Qualquer globulina plasmática dotada de propriedades imunitárias e que tem uma função de anticorpo no organismo. As imunoglobulinas subdividem-se, por ordem de importância e em função da sua estrutura e da sua atividade, em cinco categorias: imunoglobulinas G, imunoglobulinas A, imunoglobulinas M, imunoglobulinas D e imunoglobulinas E. Símbolo: Ig, seguido do seu índice específico: IgA, IgG, IgM.


Incontinência

Incapacidade de controlar voluntariamente a emissão da urina ou das fezes.


Indigestão

Termo que designa uma perturbação gastrointestinal passageira que se traduz por sensação de mal-estar, de peso epigástrico, acompanhada por vezes por náuseas e vómitos.


Infecioso

Que produz infeção, que hospeda um microrganismo que possui o poder de provocar uma infeção ou que é devido a uma infeção.


Inflamação

Conjunto das reações que se produzem no organismo em resposta à ação irritante ou à perturbação criadas por diversos fatores (microrganismos patogénicos, agentes físicos ou químicos, etc.). Os seus sinais principais são calor, dor, rubor e tumefação.


Inflamatório

Relativo à inflamação, ou que é caracterizado por uma inflamação. Ex.: edema inflamatório, reação inflamatória.


Influenza

O mesmo que gripe.


Inoculação

1) Ação de introduzir um germe num organismo vivo por injeção; 2) Penetração no organismo de um microrganismo patogénico através de uma ferida cutânea ou mucosa.


Insuficiência

Estado deficitário de um órgão ou de uma glândula, que não é capaz de realizar normalmente as suas funções.


Insulina

Hormona do pâncreas, segregada pelas células beta dos ilhéus de Langerhans. Favorece a utilização do açúcar pelos tecidos e reduz a glicemia.


Referências bibliográficas

[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017

[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017

Marcação de consultas online

Marque a sua consulta online de forma cómoda e segura.
Após preencher todos os dados e submeter a marcação, entraremos em contacto consigo para confirmar o agendamento.

Pedido de marcação