Abreviatura de eletrocardiograma.
Método de diagnóstico não invasivo que permite visualizar a morfologia e o funcionamento cardíaco, através da emissão e captação de ultrassons.
Anomalia, congénita ou não, relacionada à posição ou localização de um órgão, como na gravidez ectópica em que o produto da conceção se localiza fora do útero.
Inchaço devido à acumulação anormal de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos ou em diferentes cavidades corporais.
Abreviatura de eletroencefalograma.
Obstrução de um vaso sanguíneo, geralmente uma artéria secundária, devido a coagulação fibrinosa ou outro corpo estranho trazido pela corrente sanguínea desde um vaso maior. O mesmo que Embolismo.
Corpo que provoca a obstrução de um vaso sanguíneo.
Medicamento ou preparação terapêutica adesiva destinada a uso externo.
Inflamação do tecido encefálico produzida por uma infeção viral, bacteriana ou micótica (fungos).
Distensão traumática de um ligamento que produz alongamento ou rutura do mesmo, acompanhada de dor, hematoma e dificuldade em movimentar a articulação afetada.
Dores de cabeça recorrentes e intensas, localizadas a uma metade da cabeça, acompanhadas de náuseas, perturbações oculares (fotopsia) e, por vezes, vómitos. Inicia-se geralmente na puberdade sendo a sua causa desconhecida. Contudo, nos indivíduos suscetíveis, pode ser desencadeada por fadiga física ou psíquica, certos alimentos ou excessos alimentares, luminosidade intensa ou súbita e menstruação.
Inserção de pedaço de pele ou osso para corrigir defeito ou falha em órgão ou tecido.
Camada mais exterior da pele.
1) Que pertence ao canal sacro situado entre as vertebras e a dura-máter. 2) Anestesia que se realiza na superfície da dura-máter.
Vermelhidão cutânea.
Deformidade no alinhamento da coluna vertebral, que produz uma curvatura da mesma para um dos lados. Pode ser devido a distúrbios ósseos e a problemas posturais.
Contração súbita e involuntária de um músculo ou grupo muscular. Este pode situar-se em qualquer região do organismo e produzir diferentes alterações.
Instrumento acústico utilizado para amplificar os sons emitidos por órgãos do corpo humano; por exemplo: coração e pulmões.
Processo inflamatório que acomete a cavidade oral e a laringe.
Desvio da posição de um dos olhos em relação ao outro que pode dever-se a uma alteração no sistema de músculos, tendões e nervos encarregados do movimento normal dos olhos.
Risca na pele provocada por perda de elasticidade e/ou atrofia da pele e que inicialmente surge como linha vermelha e, posteriormente, como linha lustrosa, deprimida, podendo apresentar comprimento e largura diversa.
Conjunto de procedimentos que proporcionam a morte sem sofrimento, por critério próprio de quem atua (médico, enfermeiro, familiar, etc.) ou por solicitação de quem sofre.
Protusão de um órgão ou de parte de um órgão para fora da sua localização normal.
Eliminação para o exterior do organismo de secreções ou de produtos residuais pelos canais excretores ou pelas vias naturais.
Expulsão, com tosse, das secreções provenientes das vias respiratórias; material expulso do peito; escarro.
Medicamento ou qualquer outro meio que provoca expetoração.
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017