Dependência do tabaco e intoxicação pelos seus componentes, entre eles a nicotina.
Pulsação cardíaca muito acelerada (acima das 100 pulsações por minuto).
Conjunto de células do mesmo tipo e que têm uma determinada atividade e função específica (tecido conjuntivo, tecido epitelial, tecido muscular, tecido nervoso, etc.).
Região lateral da cabeça situada entre o olho e o ouvido.
Cordão fibroso que liga extremidades musculares e ossos.
Inflamação de um tendão.
Ramo da Medicina que trata da cura das doenças.
Doença infeciosa aguda e grave, provocada pelo Clostridium tetani, que penetra no organismo através de uma ferida cutânea (mesmo que pequena ou apenas uma escoriação) após contacto com terra onde o bacilo sobrevive. Após um período de incubação de 5 dias a 3 semanas, a doença é caracterizada por espasmos musculares no pescoço, nuca, tronco e membros. A doença costuma acompanhar-se de sintomas gerais, como febre elevada, taquicardia, cansaço e respiração acelerada e torna-se particularmente grave quando são atingidos os músculos respiratórios, com eventual paragem respiratória.
Técnica radiológica que permite obter radiografias seriadas em cortes ou planos paralelos.
Fármaco ou outra substância que se aplica diretamente sobre uma determinada região do corpo.
Designação geral dada às substâncias segregadas por organismos vivos (animais ou vegetais) com capacidade de produzirem efeitos tóxicos ou de exercerem ações antigénicas.
Doença que se pode manifestar de forma aguda ou crónica, provocada pelo Toxoplasmagondii. Pode atacar o feto no útero, por transmissão da mãe que, ainda que infetada, pode não ter qualquer manifestação clínica. A toxoplasmose adquirida que pode atingir crianças mais velhas e adultos é uma doença, em regra benigna, ainda que muito raramente possa manifestar-se como encefalite grave. Adquire-se através da ingestão de alimentos ou de substâncias que contenham fezes de gatos com oocistos.
Introdução na corrente sanguínea de sangue ou algum dos seus componentes. Podem ser transfundidos, separadamente, glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
Transporte de tecido vivo ou órgão de um local ou corpo para outro; enxerto.
Designação genérica dada a todas as lesões ou alterações orgânicas provocadas por uma violência exterior.
Coágulo de sangue que se forma no interior de um vaso.
Formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso ou de uma cavidade cardíaca.
Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017