Denominação dada ao método de evitar a propagação de doenças infeciosas por isolamento das pessoas, mercadorias, animais, aviões, barcos e outros veículos provenientes de regiões infetadas com determinadas doenças contagiosas. De início, a quarentena correspondia a quarenta dias de isolamento (daí a denominação), mas os atuais conhecimentos sanitários permitem que esse período de tempo seja limitado ao tempo de incubação da doença suspeita.
Proteína dura, rica em enxofre, que se forma na camada córnea da pele, nos pelos e nas unhas.
Espessamento patológico da camada córnea da epiderme, em especial da palma das mãos e da planta dos pés. Pode ser de origem congénita ou como consequência de outras patologias (sífilis, psoríase, eczema, radiodermite, etc.).
Administração de uma substância química com a finalidade de curar uma doença ou de impedir a sua progressão.
Tumor benigno formado num órgão por uma cavidade delimitada por uma parede e cheio de uma substância líquida, mole ou, raramente, sólida.
Relação entre a idade mental determinada através de uma série de testes psicológicos padronizadas e a idade real. O quociente de inteligência permite avaliar o grau de desenvolvimento intelectual. Na criança normal, com inteligência média, é igual a 100.
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017