1) Rutura de células musculares estriadas por esmagamento mecânico, libertando enzimas, eletrólitos e mioglobina para o sangue. Constitui um dos elementos principais da síndrome de esmagamento. 2) Necrose das fibras musculares característica das miopatias primitivas. 3) Também pode ocorrer como efeito adverso de alguns medicamentos.
Propriedade que certos elementos (rádio, urânio, etc.) possuem de emitir espontaneamente e de forma contínua radiações ionizantes. Pode obter-se uma radioatividade artificial bombardeando átomos com partículas (protões, neutrões, etc.) ou com radiações eletromagnéticas.
Que é dotado de radioatividade. Ex.: contaminação radioativa, elemento radioativo.
Técnica de registo, numa superfície fotográfica sensível, de uma parte do corpo exposta aos raios X.
Ciência que trata dos raios X e das radiações ionizantes em geral, nomeadamente no que toca às suas aplicações práticas em medicina. O especialista é o radiologista.
Radiações eletromagnéticas penetrantes, de comprimento de onda muito mais curto do que o da luz visível. Os raios X impressionam as chapas fotográficas; a sua absorção depende da densidade e do peso atómico da substância que atravessam. Estas propriedades estão na base das técnicas radiográficas.
Atividade para identificar por meio de provas, de exames ou de outras técnicas, os indivíduos portadores de uma doença ou anomalia até então desconhecida.
Deslocação do conteúdo líquido de um conduto orgânico no sentido contrário ao normal. Ex.: refluxo gástrico.
Estádio de uma doença ou de uma manifestação patológica durante a qual os sintomas se atenuam temporariamente.
Termo relativo a um grupo de afeções, agudas ou crónicas, com origens diversas e muitas vezes desconhecidas, geralmente dolorosas, acompanhadas por tumefação das partes moles e que atinge essencialmente as articulações.
Que se assemelha a qualquer tipo de reumatismo.
Inflamação aguda ou crónica da mucosa das fossas nasais.
[1] Infopedia segundo Dicionários Porto Editora. Termos Médicos de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017
[2] Médicos de Portugal. Glossário de 2017. Disponível aqui. Acesso em: Outubro 2017